boox

clique livre

"" ""

Mundi

Mundi - Compare Preços de Passagens Aéreas e Hoteis

Pesquise Preços

Dhitt

Prazer e nutrição – uma receita de bom humor!

Viver a vida com humor e alegria é mais gostoso e faz bem para a saúde. Os alimentos presentes em todos os dias de nossa vida exercem grande influência sobre o nosso estado de humor.

Seja pelo fato de proporcionar o prazer da refeição, seja pela oferta de nutrientes capazes de estimular hormônios e neurotransmissores relacionados aos sintomas do humor e do bem-estar.

É claro nossas atitudes também são um reflexo das experiências vividas, que nos ensinam como ver o mundo, a reagir a situações difíceis e interagir com pessoas. Mas é também verdade que um corpo em equilíbrio e bem nutrido está mais preparado para reagir com bom humor às situações diárias.

A manutenção do humor depende da produção e liberação de neurotransmissores que são formados a partir de nutrientes específicos. Isto quer dizer que, em pessoas saudáveis, quando há matéria prima suficiente há garantia de trabalho cerebral a favor do humor.

Acetilcolina, endorfina, dopamina, noradrenalina e serotonina são os principais neurotransmissores, cuja produção ocorre no cérebro e no intestino (mais de 60% da serotonina é produzida no intestino). Portanto são estes os órgãos de extrema atenção na modulação do humor.

Dentre os nutrientes que favorecem o humor, o carboidrato tem um papel especial, principalmente na versão integral. Ele mantém níveis estáveis de açúcar no sangue, proporcionando mais disposição. O mesmo não vale para o excesso de alimentos com farinha refinada, ou para os açúcares e doces. Pois quando consumidos o efeito é inverso!

Açúcar e alimentos ricos em carboidratos refinados, quando em excesso, trazem picos de açúcar no sangue e quedas bruscas. O resultado é fraqueza, irritação, compulsão e culpa. Ou seja, o açúcar contido em um bombom é ideal! Mais que isso, o tiro sai pela culatra.

Na medida certa, o carboidrato disponível no sangue favorece a produção de um dos neurotransmissores do humor: a SERONOTINA. Os cereais integrais contribuem também com fibras e vitaminas do complexo B. As fibras melhoram o funcionamento do intestino e permitem uma sensação de bem-estar e as vitaminas do complexo B atuam no sistema nervoso e podem ser úteis tratando-se de respostas cerebrais.

O bom humor também se beneficia com o alívio de alguns sintomas freqüentes nas mulheres, em dias que antecedem a menstruação - a TPM. A soja é uma ótima opção neste período. A excelente qualidade da proteína da soja, a oferta de gorduras boas, a absorção gradual do seu carboidrato pelo organismo, e as isoflavonas como estabilizadores hormonais são os principais componentes que sustentam o consumo da soja como um “alimento do humor".

Outros nutrientes como o aminoácido triptofano (presente no leite, no iogurte e no Charmant Peru da Linha Escolha Saudável) e a tirosina (dos peixes, aves, carnes) também têm uma participação ativa na regulação da serotonina proporcionando estas sensações de bem estar e humor.

Por outro lado, há também substâncias e alimentos não muito amigos do bom-humor, especialmente para pessoas mais sensíveis. Dentre eles, a cafeína do café expresso e das bebidas à base de cola, o álcool, o queijo e o aspartame. Isso porque eles podem causar insônia, enxaqueca ou ansiedade.

Mas você deve estar se perguntado: e o chocolate? Sim, ele é um dos alimentos mais relacionados ao humor. Pois é difícil achar alguém que não fique mais feliz ao comer um bombom. Isso porque chocolates são concentrados em açúcar, que em doses homeopáticas, elevam a SEROTONINA – o neurotransmissor do bom humor! E tem muita gordura, que o deixa mais saboroso. Além disso, chocolates contêm uma infinidade de substâncias, como a feniletilamina e a teobromina que estimulam endorfinas, por isso proporcionam a sensação de bem estar e humor, ao agirem como calmante de um cérebro agitado. Além disso, também contém tirosina, substância que estimula a produção de serotonina. No entanto, para obter estes benefícios, prefira a versão meio amargo e, claro, a frase mais importante na nutrição: consuma com moderação!

Portanto, não há necessidade de sair devorando doces e chocolates em busca da felicidade, procure sempre apreciá-lo em cada mordida. E se pensar bem, vai lembrar que o primeiro pedaço sempre é o mais saboroso de todos!

O prazer de uma refeição envolve também o preparo e as escolha da receita. Invista em cores, decore o prato e a mesa. Utilize ingredientes novos que estimulam o paladar, ervas e condimentos como a pimenta que contém capsaicina, um estimulante das terminações nervosas da língua e da produção de endorfina.

Além de cuidar do prazer de comer e da escolha de alimentos mais adequados, invista também em boas horas de sono e de lazer. Certamente o humor é reflexo de um bem-estar físico, mas também mental e espiritual.


Minha historia

Oi me chamo Márcia tenho 31 anos vou contar um pouco da minha historia? Quando era pequena tive vários problemas de saúde, minha mãe passou muitos apuros comigo, sempre em hospitais e vigiando, mas com a graça de deus quando fiz 7 anos os médicos disseram que estaria curada e que se eu não tivesse nada até os 21 eu poderia esquecer que tive sérios problemas na infância que por sinal foi conturbada mas também muito boa, eu tive uma vida normal de criança mas por causa do problema não me recordo muito de algumas coisas. mas tive que amadurecer muito rápido pois quando eu tinha 11 anos perdi minha mãe foi uma fase muito dura pra mim pois era uma menina ainda e tive que aprender muitas coisas com a vida e o que mais me revolta é que perdi minha mãe para o álcool quando ela estava doente os médicos disseram a ela? Dona Aparecida se a senhora parar de beber a senhora viverá por 1 ano mas se continuar a beber vivera muito menos, minha mãe parecia ter perdido o gosto pela vida não pensou nem em mim e no meu irmão que eramos tão novos e precisávamos tanto dela, ela disse já que vou morrer mesmo vou morrer bebendo; ela triplicou na bebida nada tinha sentido mais para ela dizem que ela morreu de paixão pois logo depois que o vovô faleceu num passou nem um ano ela também se foi, ela faleceu perto do meu aniversario, hoje nem comemoro pois ainda doí e penso que pode passar o tempo que passar será como uma ferida aberta que sangra diariamente, ela faleceu no dia 3 de dezembro e faço aniversário dia 31 de dezembro dai pra cá não comemoro festas em dezembro, hoje eu disfarço muito por causa das minhas filhas pois são crianças e gostam muito de festas. Eu costumo dizer para amigos vocês que tem seus pais aproveitem ele ao máximo pois se faltar amanha chorar já sera tarde? minha irma tem uma revolta com ela, ela fala que nos não eramos importante para nossa mãe pois se fossemos ela não teria escolhido morrer e sim viver para cuidar de nos, eu já não concordo acho que deus sabe o que faz e ele não tira ninguém sem ter a hora certa a não ser que não seja ele que tira e sim o próprio homem. Mas apesar de tudo ainda agradeço pois deus me deixou uma pessoa maravilhosa que se tornou pai e mãe e fez seu papel com tanta perfeição que hoje até doí de pensar que posso ficar sem ele e sempre digo pai eu te amo o senhor é muito importante para mim. e mesmo com dor por dentro digo mãe te amo muito vc me fez, faz e sempre fara muita falta. Bom essa foi a parte mais triste da minha vida da próxima contarei coisas melhores. Digam não as drogas pois por causa dessa droga chamada álcool eu fiquei órfã de mãe tão cedo o nome já diz DROGA